Cada vez se faz mais evidente do que os maiores problemas de nosso tempo não podem compreender-se isoladamente. As crescentes mudanças no meio, bem como na sociedade, estão levando a ver a necessidade de ter uma transformação de valores, não só pelo bem ecológico, senão pelo da humanidade mesma.
Na presente investigação se identificam as concepções que têm os alunos de secundária a respeito do médio ambiente e sua deterioração, bem como a percepção dos docentes em relação com seu desempenho na formação em valores e atitudes na educação secundária, com o fim de contribuir a uma mudança de atitudes que fomentem o cuidado do meio e, portanto, elevar os níveis da qualidade de vida.
Para a recolha de dados se empregaram as redes semânticas naturais e a entrevista semiestructurada, o primer instrumento proporcionou a aproximação para a articulação do significado construído pelos alunos em relação com a deterioração ambiental, enquanto a entrevista permitiu a avaliação da perspectiva docente na abordagem desta dimensão cognitiva no processo educativo.