Vulnerabilidade e Violencia Sexual no Cotexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiéncia
Resumo

Violência sexual constitui crime que acontece em todas as classes sociais e, com alta freqüência, no contexto familiar. Sua punição é prevista em códigos penais mundialmente. A maioria dos casos, contudo, ainda não é percebido, denunciado e julgado. Conseqüentemente, a vítima pode ficar anos à mercê do(a) agressor(a) e desenvolver problemas de ordem social, escolar e de relacionamentos. Entre as vítimas de abuso sexual estão as pessoas com deficiência, foco deste artigo. Em muitos casos, o abuso constitui a raiz da deficiência. Aqui argumento que a vulnerabilidade das pessoas com deficiência à violência sexual tem como raiz dois fortes fatores: (a) sua invisibilidade na malha social e, (b) a condição ‘deficiência’ oferece segurança ao agressor porque sabe que o risco de desvelamento do crime e denúncia é insignificante. Com esta reflexão viso inserir o fenômeno do abuso sexual contra as pessoas com deficiência no debate sobre o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.

Palavras chave


Deficiência, abuso sexual, vulnerabilidade e inclusão escolar.

Texto completo

Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Ferreira, W. (2008).Vulnerabilidade e Violencia Sexual no Cotexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa como Deficiéncia. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(2), pp. 120-136.
http://www.rinace.net/arts/vol6num2/art9.pdf. Acesso em (Data).