El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Maturidade Pessoal no Desenvolvimento Profissional do Docente

 
Resumo
 

O artigo se centra no tópico ‘Desenvolvimento Profissional do Docente’, tradicionalmente abordado desde o área de Didática e Organização Escolar (DOE). Pretende dois objetivos: explorar como entendem os docentes participantes o constructo ‘maturidade pessoal do docente’ em sua própria formação e prática cotidianas, e constatar a incidência de uma proposta formativa ad hoc centrada na maturidade pessoal.

A investigação se estrutura em dois estudos. No primeiro se realizou um diagnóstico mediante um questionário previamente validado e outras técnicas de investigação qualitativa sobre a situação que guardava o programa de Maestria em Educação Primária da Benemérita e Centenária Escola Normal do Estado de San Luis Potosí (México) com respeito ao lucro de seus propósitos institucionais e o atendimento e contribuição ao desenvolvimento pessoal dos docentes participantes. O segundo estudo consistiu no desenho e aplicação desta proposta formativa, especificamente dirigida a estimular o atendimento e a reflexão didática sobre o constructo maturidade pessoal, sua presença na comunicação educativa habitual e em seu impacto no desenvolvimento profissional dos docentes.

Os resultados de ambos estudos apontam a que, para os participantes, a própria maturidade pessoal é uma questão formativa relevante, influi na prática e, paradoxalmente, mal se abordou em experiências formativas. Por outro lado, tudo parece apontar a que uma formação específica centrada na maturidade pessoal pode acicatear a consciência e a melhora do ensino. Essa formação deve ser necessariamente profunda e cuidadosa. A conclusão da investigação confirma que o desenvolvimento profissional não se dá sem um desenvolvimento pessoal centrado na própria maturidade. Para isso se concretam espaços de interdependência formativa entre ambos. Como conseqüência, destaca-se o pouco sentido que tem a falta de coesão teórica entre desenvolvimento profissional, formação do professorado e maturidade pessoal no área pedagógica de DOE.

 
Palavras Chave
 

Desenvolvimento profissional, maturidade pessoal, formação, evolução, autoformación.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Ramírez, M.S. y de la Herrán, A. (2012). La Madurez Personal en el Desarrollo Profesional del Docente. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (3), pp. 25-44.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num3/art2.pdf. Acesso em (Data).