El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Incidência da Emigração Familiar no Âmbito Escolar e Emocional nos Meninos/as das Províncias de Imbabura e Carchi-Equador

 
Resumo
 

O artigo analisa comparativamente a incidência da emigração de um dos progenitores nas dinâmicas familiares, concretamente nas relações com os filhos que ficam no país de origem; situação que se pode comparar com os meninos/as que vivem com seus pais. A análise se realizou mediante um enfoque misto, que pretende oferecer uns resultados quantitativos com variáveis qualitativas recopiladas num questionário ad hoc, situação que contrasta com os âmbitos emocional e escolar dos meninos/as com pais migrantes e não migrantes nas províncias de Imbabura e Carchi do Equador no 2010. Nesta investigação se encontrou que a emigração influi em aspectos comportamentais que levam a modificar as relações dos meninos/as com seu meio familiar e escolar.

 
Palavras Chave
 

Migração, âmbito escolar e familiar, solidão, comportamento emocional.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Suárez, M.F., Cuenca, R.C. y Hurtado, D. (2012). Incidencia de la Emigración Familiar en el Ámbito Escolar y Emocional en los Niños/as de las Provincias de Imbabura y Carchi-Ecuador. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10 (3), pp. 118-132.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol10num3/art8.pdf. Acesso em (Data).