REICE 2013 - Volumen 11, Número 2
Fatores Associados ao Abandono e a Deserção Escolar em América Latina:
Uma Mirada de Conjunto
Resumo


Entre os múltiplos problemas sócio-educativos que compartilhamos nesta América Latina, o fracasso escolar é quiçá uno dos que nos doem especialmente. Sem dúvida, ninguém quer fracassar e então não é possível assumir que o abandono ou a deserção escolar, quiçá sua máxima expressão, seja uma opção ou decisão desejada ou procurada pelos meninos ou jovens. O texto que compartilhamos, procura ampliar e enriquecer o entendimento destes complexos fenômenos; aprofundar em suas raízes e ancoragens políticos, estruturais, culturais e próprios das escolas, os sistemas e suas práticas. Com tal propósito, se sistematizan os fatores associados ao abandono e a deserção escolar em sete países latinoamericanos, analisando principalmente aqueles fatores próprios do sistema educativo, das práticas e processos que ao interior dos centros escolares, aparecem como claves e determinantes na decisão por permanecer ou desvincular-se definitivamente do processo educativo formal.

 

Suas análises e achados, ratificam que o fracasso escolar afeta de maneira principal e maioritariamente a quem pertencem aos setores mais pobres nas diferentes sociedades e do que o abandono e a deserção, são fenômenos principalmente construídos desde a própria escola, a partir de suas dinâmicas, juízos, preconceitos e práticas. Terminan indo-se do sistema escolar aqueles estudantes para os quais a escola perdeu o sentido, aqueles que se sentem excluídos ou que perderam a confiança em suas capacidades para aprender.

 

Palavras Chave
Abandono e deserção escolar, determinantes, fatores associados, América Latina.
Texto Completo
Full text HTMHTML
Full textPDFPDF
Referência
Román, M. (2013). Factores Asociados al Abandono y la Deserción Escolar en América Latina: Una Mirada de Conjunto. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(2), 33-59.
Recuperado de: http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol11num2/art2.pdf