REICE 2013 - Volumen 11, Número 3
Educação para a Cidadania Democrática em Angola: O Papel da Educação para a Cidadania no Bem-Estar. Estudo Realizado com a Comunidade da Província de Luanda
Resumo

Pretendemos caracterizar o perfil sociodemográfico dos encarregados de educação ou pais e comunidade educativa da província de Luanda – Angola; compreendendo-se a importância atribuída à Educação para a Cidadania e os níveis de bem-estar subjetivo. Estudámos uma amostra constituída por 1156 elementos. Como instrumentos de recolha de informação utilizamos um Questionário sociodemográfico e, também, a Escala de Bem-Estar Subjectivo (EBES) de Albuquerque e Tróccoli (2004). Os resultados revelam que os pais e/ou encarregados de educação atribuem importância à educação para a cidadania, considerando o contexto familiar, a igreja e a escola como locais, potencialmente, promotores do desenvolvimento pessoal e escolar das crianças. Os resultados globais de Bem-Estar apresentam valores positivos nas duas subescalas e 4 questões (do questionário da Comunidade) estavam correlacionadas positivamente com o índice de Bem-estar - Sentimentos e Emoções e com o índice de Opinião sobre a própria vida.

Palavras Chave
Educação, Cidadania, Bem-Estar Subjetivo, Angola.
Texto Completo
Texto completo HTMHTML
Texto completoPDFPDF
Referência

Cazalma, A., Picado, L., Sola Martínez, T. y Viseu Ferreira, R. (2013). Educação para a Cidadania Democrática em Angola: O Papel da Educação para a Cidadania no Bem-Estar. Estudo Realizado com a Comunidade da Província de Luanda. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(3), 155-175.
Recuperado de: http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol11num3/art8.pdf