Comparando a Inequidad nos Lucros Escolares da Educação Primária e Secundária de Argentina: Um Estudo Multinivel Comparativo
 
Resumo
 

Se analisam comparativamente os efeitos do gênero, a origem social do aluno e o contexto socioeconômico da escola sobre os lucros em Matemática e Língua dos alunos do 6º ano da educação primária e do último ano da educação secundária em Argentina. Os dados provem do Censo Nacional de Finalização do Nível Secundário e do Operativo Nacional de Avaliação da Qualidade Educativa (Censo primária), ambos realizados pelo Ministério de Cultura e Educação da Nação. Para a análise dos dados se utilizam modelos multinivel com três níveis (aluno, escola e Província).

A análise se desenvolve à luz da teoria da justiça distributiva em educação e do conceito de igualdade de oportunidade educativa. Extraem-se conclusões comparativas a respeito da magnitude e conformação da inequidad educativa em ambos niveles do sistema educativo. Encontrou-se que a distribuição do rendimento está afetada pela extrema segmentação socioeconômica institucional do sistema educativo. A magnitude da inequidad educativa é similar em primária e secundária, mas existem particularidades que diferenciam a ambos niveles. Constatou-se a existência de uma variação importante nos níveis de equidade educativa institucional.

 
Palavras Chave
 

Logro escolar, inequidad educativa, matemática, língua, análise multinivel, educação primária, educação secundária.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Cervini, R. (2009).Comparando la Inequidad en los Logros Escolares de la Educación Primaria y Secundaria de Argentina: Un Estudio Multinivel Comparativo. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(1), pp. 5-21.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num1/art1.pdf. Acesso em (Data).