Eficácia Escolar e Formação em Valores
 
Resumo
 

Fazer referência à eficácia escolar e à formação de valores nos alunos da educação pública em México, implica contextualizá-los no âmbito no que se levam a cabo. Este demanda constantemente aos estudantes determinados lucros escolares, a fim de conseguir sua permanência na escola e a possibilidade de continuar seus estudos.

Neste caso, a eficácia escolar seria atingida se a instituição se abocasse às finalidades fundamentais para as que foi criada: aprendizagem, construção de conhecimento, socialização, formação, prática de valores reais, em fim, conformação do cidadão responsavelmente útil a si mesmo e a sua sociedade. Desafortunadamente, as mais das vezes a instituição aparece afastada destas finalidades e a eficácia escolar é entendida pela comunidade escolar e a mesma sociedade como a obtenção cotidiana de boas qualificações. Elas são a finalidade a atingir-se e não a construção de conhecimento e a prática de valores a que pudessem aceder os alunos.

Esta realidade, mais todos os elementos, atividades e fatos que implica, encontra-se atravessada por ações que determinam que valores permean o fato educativo e quais são as condições pelas que não se consegue a eficácia escolar. Ao corresponder-se este nível educativo com os que lhe precedem, dada sua inserção na educação pública, é viável extrapolar o que nele ocorre aos demais graus do ensino público em México.

 
Palavras Chave
 

Eficácia escolar, formação em valores, educação pública, México.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Fuentes, S.M. (2009). Eficacia Escolar y Formación en Valores. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(2), pp. 7-28.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num2/art1.pdf. Acesso em (Data).