El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Notas para Reflexionar Sobre as Políticas de Inclusão Educativa nos Países de América latina. A Experiência dos Programas de Aceleração de Aprendizagens
 
Resumo
 

Cada vez resulta mais frequente encontrar meninos, meninas ou jovens com mais idade à estipulada em qualquer escola dos países de América latina. Os governos da educação realizam esforços significativos para voltar a convocar a estes grupos a partir de modalidades diferentes a a já conhecida. Em algumas ocasiões, estas propostas criativas e dispositivos de ensino põem em tela de juízo questiones instaladas nos sistemas escolares.Algumas experiências em relação à aceleração das aprendizagens de meninos com sobreedad desenvolvidas em El Salvador, Bogotá e a Cidade de Buenos Aires contribuem insumos para a abordagem desta crescente problemática. A análise destas propostas conduz a dois caminhos complementares. Por um lado, resgata informação necessária sobre os dispositivos armados para voltar a albergar a meninos, meninas e jovens dentro do aparelho escolar; e ao mesmo tempo, leva à revisão de as estruturas escolares de modo tal de frear” “ a produção destas situações.

 
Palavras Chave
 

Política pública, inclusão educativa, aceleração das aprendizagens, escola comum.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Perazza, R. (2009). Notas para Reflexionar Sobre las Políticas de Inclusión Educativa en los Países de América latina. La Experiencia de los Programas de Aceleración de Aprendizajes. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(4), pp. 264-276.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num4/art13.pdf. Acesso em (Data).