El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Deserção Escolar em Chile: Voltar a Mirada Para o Sistema Escolar?
 
Resumo
 

Este artigo revisa as principais características da deserção escolar em Chile. O abandono escolar é uma situação que se verifica fundamentalmente no nível de ensino médio ou secundária e, muito particularmente, nos três primeiros anos deste nível de ensino. 

A revisão de bibliografia sobre o tema permite identificar alguns fatores associados ao risco de deserção da população escolar neste nível, fatores que têm que ver com a situação de pobreza e vulnerabilidade do meio familiar dos estudantes. Com tudo, a discussão tende a minimizar a incidência intra-escolar na recorrência do problema. Um dos principais nodos críticos do sistema tem que ver com algumas debilidades institucionais para defrontar ao conjunto de mudanças de transição que se verificam no nono ano de educação obrigatória (1º ano de educação média ou secundária). Para um segmento ainda importante da população escolar esta situação incide no incremento dos fatores de risco interno que podem influir no desenlace de abandono.

A revisão dos programas governamentais dirigidos a defrontar à deserção escolar, reforçam a impressão de uma débil assunção da problemática e a necessidade, como conseqüência, de retomar uma discussão que aborde a deserção escolar desde um ponto de vista integral.

 
Palavras Chave
 

Deserção escolar, sistema educativo, ensino secundário, Chile.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Sepúlveda, L. y Opazo, C. (2009). Deserción Escolar en Chile: ¿Volver la Mirada Hacia el Sistema Escolar? REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(4), pp. 120-135.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol7num4/art6.pdf. Acesso em (Data).