El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Os Processos em Gestão de Qualidade. Um Exemplo num Centro Educativo
 
Resumo
 

Os processos de qualidade se caracterizam por ser ações com um princípio e um final claros e determinados. A norma UNEEM ISO 9000-2000 assinala que processo é “o conjunto de atividades mutuamente relacionadas ou que interactúan, as quais transformam elementos primeiramente em resultados”. A Junta de Castilla e León (2004) entende por processo qualquer seqüência de ações interrelacionadas entre si que se ordenam para dar serviço ao usuário ou cliente e que contribuem a criar valor adicionado na organização na que se desenvolvem. Realmente o que ocorre é que não se conhece bem o que passa no “intermedeio”, isto é o núcleo dos processos. Neste artigo se apresenta a conceptualización, o desenvolvimento e a posta em prática de um processo para atingir a qualidade e se propõe um processo concreto em ordem a seu planejamento, atualização, revisão e avaliação. Ainda que cada organização pode planificar e implementar os processos da forma que estime conveniente, a ejemplificación dos mesmos pretende facilitar novos desenhos procesuales, sua priorização, sua seleção, e sua posta em prática para chegar à avaliação dos mesmos.

 
Palavras Chave
 

Qualidade, processos, avaliação, priorização, relevância, valor adicionado, implementação de processos, desenho de processos.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Cantón, I. y Vázquez, J.L. (2010). Los Procesos en Gestión de Calidad. Un Ejemplo en un Centro Educativo. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (5), pp. 59-68.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num5/art3.pdf. Acesso em (Data).