El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


Os Processos de Qualidade no Ensino da Leitura,
Origem de um Saber Democrático e Participativo
 
Resumo
 

Nos últimos dez anos, os resultados nos exames estatais obtidos pelos estudantes adolescentes dos graus oito a doze marcaram os processos de qualidade nos programas educativos das escolas públicas nos Estados Unidos. Uma conseqüência desta dinâmica é a tendência nos distritos escolares a implementar programas de leitura para adolescentes que se centram quase exclusivamente em ensinar a “ler para aprovar”. Neste marco, fomentar processos educativos que assegurem o desenvolvimento da leitura como atividade enriquecedora das experiências dos adolescentes se converteu num desafio para os maestros. Este artigo analisa um estudo realizado para captar e fazer eco das idéias e sugestões no área de atividades relacionadas com a leitura contribuídas por cinquenta estudantes de dez escolas preparatórias do Vale Imperial em California. O objetivo era construir uma base de dados, recolhidos numa página web, que refletisse as propostas dos estudantes para melhorar a qualidade dos programas de leitura criados pelas companhias de livros e aprovados pelo Departamento de Educação de California. Escutar as perguntas e idéias dos estudantes, expostas em entrevistas individuais e debates de grupo, serve como telefonema de atendimento para os diretores e os conselheiros acadêmicos. O núcleo das reflexões dos estudantes indica que o processo de qualidade funcional das práticas de leitura atuais --ler para responder e aprovar exames-- deve expandir-se e enriquecer-se com atividades que ensinem ao estudante adolescente a ler criticamente. Os estudantes conscientes que qualquer mudança significativa requer sua cooperação, comprometem-se a participar mais ativamente no processo de qualidade de sua aprendizagem. Para isso, reclamam o ensino da leitura como uma atividade participativa onde o maestro e o aluno constroem o conhecimento de uma maneira conjunta.

 
Palavras Chave
 

Educação integral, leitura crítica, leitura interdisciplinar, leitura funcional, aprendizagem participativa, qualidade funcional.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Rodríguez-Valls, F. (2010). Los Procesos de Calidad en la Enseñanza de la Lectura, Origen de un Saber Democrático y Participativo. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (5), pp. 119-132.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num5/art8.pdf. Acesso em (Data).