.2008 - Volumen 1, Número 1
 
       
       
   
Uso da Teoria de Resposta Ao Item (TRI) para Analisar a Eqüidade do
Processo de Avaliação do Aprendizado Discente
 
       
     
     
    .Resumo  
       
   

o texto relata os principais achados de uma pesquisa realizada com 29.777 estudantes inscritos no processo seletivo para os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano 2000, cujos objetivos foram: (i) verificar a presença de Funcionamento Diferencial do Item (DIF) entre os 30 itens componentes das provas de Língua Portuguesa e de Matemática, e (ii) comparar o grau de aprendizado dos alunos, tendo sido condicionado, em ambos os objetivos, o tipo de escola (particular versus pública). Para a análise da presença de DIF empregou-se o método Mantel-Haenszel (MH). Nesse âmbito, foram detectados 13 itens com DIF (72,2% do total) no teste de Português, sendo seis casos de DIF benigno aos alunos de escolas particulares. No teste de Matemática houve 12 casos de DIF (80% do total), sendo cinco deles benignos alunos de escolas particulares. Com respeito ao grau de aprendizado dos alunos, foram detectadas diferenças significativas favoráveis aos aprendizes de escolas particulares em todos os itens do teste de Português. Em apenas dois itens do teste de Matemática, as diferenças verificadas foram favoráveis aos discentes de escolas públicas.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação educacional, teoria da resposta ao item (TRI), ensino superior, avaliação do aprendizado, funcionamento diferencial do item (DIF).

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Andriola, W.B. (2008). Uso da Teoria de Resposta Ao Item (TRI) para Analisar a Eqüidade do Processo de Avaliação do Aprendizado Discente. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1 (1), pp. 171-189.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art12.pdf. Acesso em (Data).