.2008 - Volumen 1, Número 1
 
       
       
   
Resultados de aprendizagem em América Latina a partir das avaliações nacionais
 
       
    F. Javier Murillo y Marcela Román  
     
    .Resumo  
       
   

O artigo analisa e compara os resultados do desempenho escolar de estudantes dos últimos cursos de Educação Primária e primeiros graus de Educação Secundária de 15 países América Latina. Fá-lo desde a informação e dados obtidos dos reportes que elaboraram as próprias unidades de avaliação dos Ministérios de Educação dos respectivos países para trabalhar e difundir os resultados. O estudo analisa, em primeiro lugar, a situação atual do rendimento escolar a partir dos dados mais recentes disponíveis, principalmente em Língua e Matemática, para deter-se depois na evolução do rendimento desde o ano 1999 ou 2000 até a atualidade.

Entre seus principais achados se assinala o baixo rendimento e estancamento dos resultados que atingem os estudantes latinoamericanos. Lucros que são menores em Secundária Inferior que ao concluir Primária e, na maioria dos casos, piores em Matemática que em Linguagem. A inequidad educativa é também uma realidade compartilhada pela quase totalidade dos países sendo, igualmente preocupante, a constatação do estancamento do desempenho educativo na região, que mostra mínimas variações no tempo e sem uma clara tendência. O artigo finaliza com um apartado que avança na explicação desses resultados encontrados.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Rendimento escolar, evolução aprendizagens, fatores associados, América Latina.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Murillo, F.J. y Román, M. (2008). Resultados de aprendizaje en América Latina a partir de las evaluaciones nacionales. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1 (1), pp. 16-35.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art1.pdf. Acesso em (Data).