.2008 - Volumen 1, Número 1
 
       
       
   
Evolução dos Processos de Avaliação do Sistema Educativo 1950-2008
 
       
    Ernesto Schiefelbein y Paulina Schiefelbein  
     
    .Resumo  
       
   

A avaliação dos sistemas de educação passou “da cobertura em cada nível” a estimar “níveis de aprendizagem” de conteúdos e habilidades ou aptidões. Na atualidade a maioria de países de A.L. submetem aos estudantes a provas desde os primeiros anos da escolaridade até o final dos estudos universitários. Ao nível da escola se está passando do “classificar” aos alunos (entre os que podiam avançar ao seguinte nível e os que deviam repetir), a conseguir que cada aluno aprenda ao menos o mínimo necessário para avançar (se tem a capacidade necessária, ainda que seus conhecimentos prévios sejam limitados). Existiria um crescente interesse por avaliar não somente os lucros em instrução “” (em conteúdos e habilidades), senão que também a “formação” (educação propriamente tal), isto é, a capacidade de tomar decisões responsáveis conforme a critérios aceitados.

Estas mudanças repercutiram na operação dos sistemas e nos objetivos que privilegiam os maestros no sala de aula e geraram brechas entre a formação inicial dos maestros e as demandas sociais por qualidade da educação. Por exemplo, para "ajudar a melhorar" se precisa entregar informação detalhada a cada professor sobre os aspectos em que cada um de seus alunos conseguiu os níveis adequados e aquelas habilidades ou conhecimentos que ainda não possui ou não domina suficientemente. Sem informação detalhada o professor não pode identificar os aspectos de seu ensino que deve mudar ou como ajudar a cada estudante. Isto exige, a sua vez, uma redefinição do objetivo das provas nacionais de medição da qualidade da educação.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação, aprendizagem, professores, formação inicial, capacitação, instrução, investigação, gestão, provas, currículo.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Schiefelbein, E. y Schiefelbein, P. (2008). Evolución de los Procesos de Evaluación del Sistema Educativo 1950-2008. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1 (1), pp. 45-50.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art3.pdf. Acesso em (Data).