.2008 - Volumen 1, Número 1
 
       
       
   
Sistemas de Avaliação como Ferramenta de Políticas
 
       
   
Leonor Cariola, Gabriela Cares y Rosario Rivero
 
     
    .Resumo  
       
   

Este artigo pretende acercar a análise sobre fatores associados ao desenho de políticas educacionais baseado em evidência, já que este é seu objetivo último. Postula-se que o desenho de políticas educacionais se leva a cabo em diferentes níveis e deve ter considerações específicas no caso de educação.

Depois de especificar o foco que se lhe dará ao tema de fatores associados, nos referiremos brevemente ao Sistema de Avaliação em Chile (SIMCE) numa tentativa por exemplificar como as análises de fatores, sócios ao rendimento dos estudantes, orientam-se segundo os objetivos de políticas. Através destas experiências se pretende hipotetizar sobre as formas em que o desenho de política considerou efetivamente a evidência da avaliação e fatores associados. Isto se ilustra com três casos “tipos” de fatores associados que exemplificam diferentes graus nos que o desenho de políticas educacionais considerou a evidência proporcionada por estas análises.

Conclui-se com os desafios para avançar na evidência proporcionada pelo SIMCE para incidir no desenho de política bem como os condicionantes que aparentemente gatillan o sucesso desta relação.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Sistema de Avaliação (SIMCE), rendimento, evidências de avaliação, fatores associados, Chile.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Cariola, L., Cares, G. y Rivero, R. (2008). Sistemas de Evaluación como Herramientas de Políticas. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1 (1), pp. 64-78.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art5.pdf. Acesso em (Data).