.2008 - Volumen 1, Número 1
 
       
       
   
Aportes e Desafios na Avaliação de Políticas e Programas de Melhoramento Educativo. Reflexões desde Nossa Prática de Avaliação em Chile
 
       
   
Dagmar Raczynski y Daniel Salinas
 
     
    .Resumo  
       
   

A partir de nossa experiência de avaliadores-investigadores no âmbito educacional, o artigo identifica achados finques para o desenho e implementação da política educativa, e se detém em desafios metodológicos que enfrenta a avaliação de políticas e programas de melhoramento escolar na atualidade. O artigo reconhece que o desenvolvimento da avaliação educativa em Chile permitiu advertir as insuficiências na reforma educativa implementada nas últimas duas décadas, e que os novos desafios da reforma emplazan à avaliação educativa a aprofundar e diversificar suas temáticas e aproximações metodológicas. Os autores sustentam que na atualidade resulta urgente aprofundar o estudo qualitativo dos processos escolares a um nível micro, em particular aqueles que se detêm em lógicas de de ação dos atores envolvidos e nas praticas de gestão e de sala de aula imperantes nos colégios. A partir desta constatação o artigo propõe considerações metodológicas para o estudo de processos e práticas claves nos colégios e se detém em alguns desafios para a política educativa.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação compreensiva, processos escolares, efetividade escolar, política educativa, Chile.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Raczynski, D. y Salinas, D. (2008). Aportes y Desafíos en la Evaluación de Políticas y Programas de Mejoramiento Educativo. Reflexiones desde Nuestra Práctica de Evaluación en Chile. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1 (1), pp. 79-92.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num1/art6.pdf. Acesso em (Data).