.2008 - Volumen 1, Número 2
 
       
       
   
O Sistema de Avaliação da Qualidade da Educação Superior na Argentina: O modelo da CONEAU. Alcances e Limites para Pensar a Melhora
 
       
    Julieta Claverie, Giselle González y Leticia Pérez  
     
    .Resumo  
       
   

O presente trabalho tenta responder como e porquê surge a Comissão Nacional de Avaliação e Credenciamento Universitário (CONEAU) em Argentina. Para isso, as autoras se perguntaram se este organismo foi o resultado de um processo de planejamento de uma política educativa emoldurada num modelo de desenvolvimento do sistema educativo de educação superior do país, ou bem surgiu como resposta política a demandas concretas provenientes dos requerimentos atuais do mercado, as exigências dos organismos de crédito internacionais e a necessidade de estar a tom com as tendências políticas do contexto global. Assim mesmo, as autoras realizam um percurso pelos modelos teóricos de avaliação da qualidade da educação superior reconhecidos pela bibliografia especializada e os classificam segundo a experiência internacional e segundo a metodologia empregada a fim de determinar se a CONEAU responde efetivamente a algum deles. Para despejar estes interrogantes que dão origem ao trabalho, o artigo se centra muito particularmente no problema da qualidade da educação superior tanto no contexto global como no caso Argentino a partir do surgimento da CONEAU. Finalmente, os autores reflexionam a respeito dos lucros obtidos e se propõem novos desafios que a sociedade do conhecimento hoje demanda ao país.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Política, CONEAU, educação superior, avaliação, qualidade.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Claverie, J., González, G., y Pérez, L. (2008). El Sistema de Evaluación de la Calidad de la Educación Superior en la Argentina: El modelo de la CONEAU. Alcances y Límites para Pensar la Mejora. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1(2), pp. 148-164.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num2/art10.pdf. Acesso em (Data).