.2008 - Volumen 1, Número 2
 
       
       
   
A Construção e Implementação do Sistema de Avaliação do
Desempenho Docente Chileno: Principais Tensões e Desafios
 
       
    Jenny Assaél y Jorge Pavez  
     
    .Resumo  
       
   

O presente artigo dá conta do processo de construção e posterior implementação do sistema de avaliação do desempenho docente chileno. Apresenta a complexidade do contexto em que este se desenvolveu, indagando sobre as principais metas e tensões que cursaram o debate entre os três atores que participaram com suas próprias visões educativas e políticas no desenho definitivo deste sistema, como foram o Colégio de Professores de Chile, o Ministério de Educação e a Associação Chilena de Municipalidades. Este trabalho descreve, ademais, as características principais do sistema de avaliação de desempenho formativo, especificando que e como se avalia, bem como as conseqüências que seus resultados têm para os docentes avaliados. Finalmente propõe um conjunto de problemas que se apresentaram em seu processo de implementação concreta e os desafios diversos que devessem enfrentar-se para consolidá-lo em seu objetivo de poder potenciar o desenvolvimento profissional docente.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação de desempenho, desenvolvimento profissional docente, nodos problemáticos, construção participativa, negociação.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Assaél, J. y Pavez, J. (2008). La Construcción e Implementación del Sistema de Evaluación del Desempeño Docente Chileno: Principales Tensiones y Desafíos. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1(2), pp. 41-55.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num2/art3.pdf. Acesso em (Data).