.2008 - Volumen 1, Número 2
 
       
       
   
Pode a Avaliação Docente Institucional Converter-se em Estratégia de Aprendizagem Profissional?
 
       
    Francisco Álvarez  
     
    .Resumo  
       
   

A avaliação de desempenho docente foi abordada mais a nível nacional do que a nível das instituições escolares. Os focos de análises sobre o tema têm estado em sua orientação (qualificação contra formação) e na vinculação e incidência de seus resultados na carreira docente. Poucas vezes os alunos são considerados atores importantes neste processo de avaliação do desempenho dos professores. Este artigo dá conta da experiência realizada num centro educativo (de caráter privado, isto é não dependente do Ministério) na que os alunos são atores importantes deste processo o que gera tensões e resistências, mas também permite uma mirada mais centrada na avaliação como instrumento ou mecanismo que ajuda à profissionalização.

Destaca-se o caráter participativo e dialogante da experiência que possibilita a geração de uma cultura evaluativo, condição necessária para encontrar sentido à avaliação de desempenho e fazer que esta se converta em instância de aprendizagem profissional.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Desempenho profissional, capacidades profissionais, desenvolvimento profissional.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Álvarez, F. (2008). ¿Puede la Evaluación Docente Institucional Convertirse en Estrategia de Aprendizaje Profesional?. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1(2), pp. 92-105.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num2/art6.pdf. Acesso em (Data).