.2008 - Volumen 1, Número 2
 
       
       
   
A Avaliação Docente. Um Aporte à Reconstrução
de Práticas Pedagógicas mais Efetivas
 
       
    Omar Garrido y Paola Fuentes  
     
    .Resumo  
       
   

O interesse pela qualidade da educação e por tanto dos diferentes processos que participam do fato educativo é um tema de crescente preocupação em muitos sistemas educativos. Chile não está à margem desta situação que cruza todo o afazer da instituição educativa. Neste contexto –de caráter sistémico- cobra relevância a qualidade da gestão pedagógica do docente, âmbito de grande transcendência se pensamos no melhoramento dos processos formativos, próprios da educação.

O presente artigo se inscreve em dar conta do significado, uso e importância da avaliação do professorado de diferentes níveis educativos .Isso tem que ver o fato que a avaliação do docente é um fator inevitável nos sistemas educativos, e que por isto, tanto as escolas como os professores deveriam conhecê-la melhor e interessar-se pela dinâmica que implica.

No texto se dá conta - a partir de uma série de reflexões- de um trabalho de avaliação docente realizado em dois estabelecimentos educacionais da X Região dos Lagos de diferente administração. Não obstante o anterior, as conclusões que se extraem deste labor mostram similitudes dignas de observar-se e que identificam uma série de debilidades, as que ao privilegiar um enfoque essencialmente formativo são consideradas oportunidades para corrigí-las, na perspectiva de melhoramento das práticas docentes e com isso da gestão dos centros educativos.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Avaliação, docência, professorado, investigação, capacitação, Chile.

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Garrido, O. y Fuentes, P. (2008). La Evaluación Docente. Un Aporte a la Reconstrucción de Prácticas Pedagógicas más Efectivas. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 1(2), pp. 125-136.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol1-num2/art8.pdf. Acesso em (Data).