El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2018 - Volumen 11, Número 2
 
     
Evolução do Insucesso Escolar nos Exames Nacionais do Ensino Secundário, por Sexo, em Portugal
 
Teresa Filipa Ferreira Lopes y José Alberto Precioso
.Resumen
 

Em Portugal, a avaliação externa, no ensino secundário, é utilizada para classificar e certificar, mas também para seriação no acesso ao ensino superior. Não há ainda estudos de monotorização de resultados nos exames nacionais por sexo em Portugal. Objetivos: (1) descrever a evolução do insucesso no exame de Biologia e Geologia por sexo, 2013 a 2017; (2) descrever a evolução do insucesso nos exames nacionais por sexo, 2013 a 2017; (3) comparar os resultados dos exames de Biologia e Geologia com os dos outros exames nacionais. A população deste estudo consiste no conjunto dos alunos que fizeram os dez exames nacionais mais realizados do ensino secundário a nível nacional (2013 a 2017). Retiraram-se os dados necessários das bases de dados (2013 a 2017) do Júri Nacional de Exames, no site da Direção Geral da Educação, fazendo-se o tratamento estatístico. Os resultados nos exames revelam um panorama permanente de insucesso, com médias de classificações muito baixas e taxas de reprovação excessivamente elevadas, sendo Biologia e Geologia uma das disciplinas com maior insucesso. As raparigas demonstram melhor performance na maioria das disciplinas, o que segue a tendência internacional. É impreterível investigar as causas deste insucesso, já que o ensino secundário integra agora o ensino obrigatório, para tomar medidas preventivas.

 
. Descriptores
 

Biologia e Geologia; Educação em ciencias; Avaliação; Avaliação externa; Exames nacionais; Evaliações estandardizadas, Resultados escolares por sexo.

 
.Texto Completo
 
Texto en PDF a
 
.Referencia
 
Lopes, T. R. L. y Precioso, J. A. (2018). Evolução do insucesso escolar nos exames nacionais do ensino secundário, por sexo, em Portugal. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 11(2), 59-63.
https://doi.org/10.15366/riee2018.11.2.003

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player