El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2010 - Volumen 3, Número 2
 
     
O Balanço entre Excelência e Equidade em Provas de Admissão: Contribuições de Experiências em África do Sul e Costa Rica
 
Alan Cliff y Eiliana Montero
.Resumo
 

Se descrevem duas experiências em torno do repto de maximizar excelência e equidade na admissão para a educação superior. Na Universidade de Costa Rica (UCR) desenvolve-se e valida uma prova de raciocínio com figuras, para medir inteligência fluída, tomando como marco de referência os conceitos desenvolvidos por Raymond Cattell. Por sua vez, a Universidade de Cidade do Cabo em África do Sul aplica métodos de avaliação dinâmica, em onde os exames vão “ensinando” ao longo de sua execução e estão baseados em enfoques Vygotskianos. Estes instrumentos sul-africanos já brindaram evidência de validez previsiva em estudos de análises de sobrevivencia e são parte de um programa de admissão alternativo para estudantes que provem de ambientes com desvantagens educativas, muitos deles fazem parte de grupos que foram educativamente segregados durante o “apartheid”. Enquanto na Universidade de Costa Rica (UCR), o projeto é recente e se encontra ainda em sua fase diagnóstica e de investigação, na Universidade de Cidade do Cabo se conta com uma trajetória a mais de 20 anos. Ambas propostas procuram identificar de maneira mais precisa estudantes que possuem potencial acadêmico e cognitivo para a educação superior, que provem de ambientes com desvantagens educativas, e cujas habilidades poderiam ser subestimadas se só se usam provas de admissão ou avaliações “tradicionais”. O artigo não pretende fazer uma análise comparativa para concluir qual das duas aproximações é mais válida, senão que procura ilustrar duas formas possíveis de abordar a problemática de equidade na admissão para a educação superior, desde uma perspectiva científica e não somente política.

 
.Palavras chave
 

Equidade, provas de admissão, potencial de aprendizagem, avaliação dinâmica, inteligência fluída.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Cliff, A. y Montero, E. (2010). El Balance entre Excelencia y Equidad en Pruebas de Admisión: Contribuciones de Experiencias en Sudáfrica y Costa Rica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3 (2), pp. 7-28.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol3-num2/art1.pdf. Acesso em (Data).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player