El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2010 - Volumen 3, Número 2
 
     
Medição de Atributos não Cognitivos para o Sistema de Admissão
à Educação Superior em Chile
 
M. Verónica Santelices, Juan J. Ugarte, M. Paulina Flotts, Darinka Radovic, Ximena Catalán y Patrick Kyllonen
.Resumo
 

Este documento apresenta o desenvolvimento e validação inicial de instrumentos que medem pensamento crítico e atributos não cognitivos com vistas a ser eventualmente utilizados no sistema de admissão à educação superior em Chile. O rigor técnico e o apoio político do desenvolvimento dos instrumentos, seu pilotaje e implementação são cruciais, quanto este estudo piloto poderia afetar o processo de tomada de decisões de admissão de algumas das universidades mais prestigiosas e competitivas do país. Os instrumentos foram testeados num grupo de alunos de último ano de ensino secundário (n=1,568) e de primeiro ano de universidade (n=1,443) durante o ano 2008. A mostra incluiu estudantes de 20 estabelecimentos educacionais e 4 universidades. Os resultados iniciais são promisorios e arrojam que estes instrumentos efetivamente avaliam atributos que atualmente não são considerados nos processos de admissão à educação superior em Chile. Ademais, o desempenho nos novos instrumentos está menos correlacionado com características sociodemográficas do que os indicadores que se utilizam atualmente para a admissão de pregrado.

 
.Palavras chave
 

Sistema de admissão à educação superior, atributos não cognitivos, pensamento crítico, motivação, atividades extraprogramáticas.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Santelices, M.V., Ugarte, J.J., Flotts, M.P., Radovic, D., Catalán, X. y Kyllonen, P. (2010). Medición de Atributos no Cognitivos para el Sistema de Admisión a la Educación Superior en Chile. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3 (2), pp. 49-75.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol3-num2/art3.pdf. Acesso em (Data).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player