El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2010 - Volumen 3, Número 2
 
     
O Uso de Informação Evaluativa Externa com Fins Formativos: O Caso de Estabelecimentos Educacionais Chilenos Participantes de SEPA
 
Andreas Hein y Sandy Taut
.Resumo
 

o presente trabalho se desenvolve uma investigação que indaga sobre as diversas formas em que se pode utilizar informação evaluativa a respeito da aprendizagem dos alunos, e os fatores que facilitam e dificultam seu uso, num grupo de estabelecimentos educacionais que participam do Sistema de Avaliação de Progressos da Aprendizagem (SEPA), desenvolvido e implementado pelo Centro de Medição MEDE UC da Pontifícia Universidade Católica de Chile. Baseada em nossa experiência prévia e a literatura antecipamos dificuldades de entendimento e de uso da informação SAIBA por parte dos estabelecimentos participantes. Conduz-se uma investigação exploratorio-descritiva mediante entrevistas semi-estruturadas a 14 diretores e professores pertencentes a sete estabelecimentos educacionais aderidos a SEPA. Tal como esperabamos, observa-se um entendimento parcial dos indicadores introduzidos, particularmente daqueles mais complexos (valor agregado). Constata-se do que a relação do que os atores estabelecem com a informação evaluativa depende das características da organização e de seus protagonistas. Detectam-se diversos tipos de uso da informação, os quais se classificam como instrumental, legitimante, persuasivo, simbolico e conceitual. Nossos achados comprovam investigações prévias que a introdução de informação evaluativa é somente o primeiro passo no processo complexo necessário para influir o melhoramento escolar.

 
.Palavras chave
 

Avaliação de aprendizagens, uso da avaliação, educação primária e secundária, Chile.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Hein, A. y Taut, S. (2010). El Uso de Información Evaluativa Externa con Fines Formativos: El Caso de Establecimientos Educacionales Chilenos Participantes de SEPA. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3 (2), pp. 160-181.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol3-num2/art9.pdf. Acesso em (Data).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player