El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2010 - Volumen 3, Número 3
 
     
Estudo Diferencial do Rendimento Acadêmico em Língua Espanhola de
Estudantes de Educação Secundária de Baixa California (México)
 
Luis Lizasoain Hernández y Luis Joaristi Olariaga
.Resumo
 

O objetivo deste estudo é elaborar e validar um modelo explicativo do rendimento acadêmico em Língua Espanhola para uma mostra aleatória de estudantes de terceiro de secundária de Baixa California (México). Para isso, mediante técnicas de árvores de decisão, obtêm-se subgrupos de alunos e escolas e posteriormente se realiza um estudo diferencial dos mesmos. Com os resultados obtidos desta primeira fase de análise se elabora e ajusta um modelo hierárquico linear que explica o rendimento em função de diversas variáveis tanto do nível do estudante como do centro escolar. Adicionalmente, os resultados apontam a que, dadas as acusadas diferenças socioeconômicas existentes, os predictores e as variáveis relevantes são diferentes nos grupos com valores extremos. Em função disso se elabora um modelo de regressão específico para estes grupos extremos. Para o desenho e posta em marcha de ações e programas de melhora é muito importante tomar em consideração este efeito diferencial sendo necessário considerar estas variáveis que operam como oportunidades de aprendizagem só em alguns subgrupos ainda que sejam pequenos e extremos, porque em caso contrário para estes setores da população (que são os mais desfavorecidos) as ações de melhora que se possam desenhar estarão desfocadas e por tanto não resultarão de utilidade.


 
.Palavras chave
 

Árvores de decisão, modelos hierárquicos lineares, efeito contextual, nível socioeconômico, avaliação do rendimento acadêmico, língua espanhola, educação secundária, México.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Lizasoain, L. y Joaristi, L. (2010). Estudio Diferencial del Rendimiento Académico en Lengua Española de Estudiantes de Educación Secundaria de Baja California (México). Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3 (3), pp. 115-134.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol3-num3/art6.pdf. Acesso em (Data).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player