El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2011 - Volumen 4, Número 1
 
     

“Diga Como Avalia e lhe Direi o Que Ensina”: Uma Análise Teórica sobre as Relações entre a Avaliação da Aprendizagem e o Ensino-Aprendizagem de Justiça Social

 
Leonel Pérez Expósito y Daniel Alejandro González Aguilar
.Resumo
 

A avaliação da aprendizagem é uma das práticas escolares que por sua recorrência e centralidade na cultura educacional representa a oportunidade especial para – em concordância com o enfoque vivencial sobre o ensino-aprendizagem dos valores – ensinar e aprender, repelir ou assimilar alguns significados associados a justiça social. O artigo explora esse cenário mediante uma análise teórica. Com base em Perrenoud, mostramos que é possível identificar as lógicas da avaliação da aprendizagem nas quais se encontram concepções díspares sobre justiça. Por um lado, em uma lógica de avaliação centrada na diferenciação e fabricação de hierarquias, identificamos princípios próprios de uma concepção que chamamos liberal: igualdade formal de oportunidades, imparcialidade e o mérito como critério diferenciador e distributivo. Por outro lado, a lógica da regulação das aprendizagens alude a uma noção de justiça social com princípios opostos aos da concepção prévia: reconhecimento explícito das diferenças (individuais e grupais), reconhecimento das diversas desigualdades sociais como produto de distintos processos opressivos de caráter histórico-estrutural e diálogo entre visões parciais para a construção do juízo. Assim, se sugere adotar a lógica a que tende nossa avaliação, segundo os significados que ensinamos sobre justiça social.

 
.Palavras chave
 

Lógicas da avaliação, princípios de justiça social, regulação da aprendizagem.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Pérez Exposito, L. y González Aguilar, D.A. (2011). “Dime Cómo Evalúas y te Diré Qué Enseñas”. Un Análisis Teórico sobre las Relaciones entre la Evaluación del Aprendizaje y la Enseñanza-Aprendizaje de la Justicia Social. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 4(1), pp. 135-148.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol4-num1/art7.pdf. Consultado el (Fecha).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player