El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2012 - Volumen 5, Número 2
 
     

Avaliação das Necessidades de Formação Contínua de Docentes não Universitários

 
Coral González Barbera, Ma. Castro y Luis Lizasoain
.Resumo
 

As necessidades de formação contínua de professores de ensinos básicos (infantil, primária, secundária obrigatória e ensino médio) são objeto de preocupação para as administrações públicas encarregadas de dita formação. Em conseqüência, o resultado de sua avaliação supõe um ponto de partida para tomar decisões sobre a quantidade e tipo de oferta realizada. Assim o propósito deste estudo é avaliar as necessidades formativas do professorado não universitário da Comunidade Autônoma de Madri ajustadas ao desempenho profissional através da percepção dos implicados. A metodologia consta de duas fases claramente diferenciadas, a primeira um estudo qualitativo baseado em entrevistas e grupos focais e, como complemento, um estudo quantitativo com o fim de dar consistência e poder generalizar os resultados. Atendendo a variáveis de identificação dos professores tais como a idade, o sexo, a etapa na que dão e sua titulação acadêmica se identificam dois tipos de professor que percebem suas necessidades de formação contínua de maneira diferente. A valoração das três últimas sessões formativas recebidas e das áreas de maior interesse para o professor, o centro educativo e o nível de ensino se analisam de maneira pormenorizada no artigo.

 
.Palavras chave
 

Finque Formação do professorado, avaliação de necessidades, necessidades de formação, formação contínua do professorado não universitário, programas de formação do professorado em exercício.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

González Barbera, C., Castro, Ma. y Lizasoain, L. (2012). Evaluación de las Necesidades de Formación Continua de Docentes no Universitarios. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5 (2), pp.245-264.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num2/art17.pdf. Consultado el (Fecha).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player