El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2012 - Volumen 5, Número 2
 
     

A Voz dos Estudantes nos Processos de Avaliação de Ensino Universitário

 
Noelia Alcaraz, Manuel Fernández Navas y Miguel Sola
.Resumo
 

A avaliação docente universitária, nas práticas cotidianas, não sempre é entendida como uma oportunidade de aprendizagem para o professorado e o corpo discente. Com freqüência as práticas avaliadoras no ensino universitário se convertem numa carreira obsessiva por comprovar o que os/as estudantes aprenderam. Frente a esta realidade existem, no entanto, experiências de avaliação docente nas que a palavra avaliação, recupera seu sentido de busca, conhecimento e entendimento da realidade educativa, com o objeto de melhorá-la.

A concepção sobre avaliação que os autores deste texto apresentam, fundamenta-se na importância que tem para esta, arbitrar canais de comunicação que permitam ao corpo discente participar livre e democraticamente, opinando e oferecendo sua perspectiva sobre o processo de ensino-aprendizagem que tem lugar no sala de aula.

Este artigo trata de oferecer um exemplo sobre que estratégias, materiais, atividades e espaços de intercâmbio de informação, entre o corpo discente e o professorado, podem-se levar a cabo nos processos de avaliação docente. Nele se mostra como a voz do corpo discente na avaliação da docência, converte-se num recurso fundamental para compreender a realidade educativa, ao mesmo tempo em que é sumamente útil para redesenhar o trabalho que se faz no sala de aula, servindo, a sua vez, como uma ferramenta de desenvolvimento profissional docente.Palavras finquesAvaliação docente, ensino universitário, participação democrática, participação do corpo discente, desenvolvimento profissional docente.

 
.Palavras chave
 

Evaluación docente, enseñanza universitaria, participación democrática, participación del alumnado, desarrollo profesional docente.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Alcaraz, N., Fernández Navas, M. y Sola, M. (2012). La Voz del Alumnado en los Procesos de Evaluación Docente Universitaria. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5 (2), pp.26-39.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num2/art2.pdf. Consultado el (Fecha).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player