El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2012 - Volumen 5, Número 3
 
     

Práticas de Avaliação utilizadas pelo Tutor Universitário no Practicum da Formação de Maestros

 
Flor Jiménez y Teresa Mauri
.Resumo
 

O presente artigo é uma publicação que se apóia em alguns dos resultados obtidos na tese doutoral “As práticas de avaliação do Practicum baseado em concorrências. O feedback como estratégia de ajuda à aprendizagem”. Apresentamos os dados que nos permitiram identificar, descrever, e analisar algumas práticas e dificuldades da avaliação do Practicum de formação do professorado baseado em concorrências que realizam os tutores universitários.

A perspectiva teórica que guia o estudo é a perspectiva construtivista sociocultural e situada. Elaboramos um questionário tomando em conta as dimensões de análises das práticas de avaliação (Coll, Barberà e Onrubia, 2000) e indagamos os elementos finque de sua revisão e melhora propostos pelos tutores a partir da reflexão sobre sua prática de avaliação.

O estudo se realizou com 26 tutores da Universidade de Barcelona, com o propósito de conhecer a opinião e o comportamento dos temas indagados no questionário.

Algumas conclusões às que chegamos são: a prática da avaliação tem um caráter contínuo mas retroativo e fundamentalmente individual. As situações de avaliação propriamente ditas são a elaboração de uma programação (a qual, uma vez elaborada, implementa-se no sala de aula escolar em que o aluno de práticas está imerso) e a elaboração e defesa da memória do Practicum. Desde a perspectiva do aluno, as tutorias na universidade às que assiste de maneira continuada ao longo do Practicum deveriam acentuar seu caráter de apoio e seguimento contínuo à aprendizagem. As relações entre a universidade e a escola configuram um marco restringido de possibilidades de colaboração entre ambas instituições que se traduz no caráter que tomam as práticas de avaliação.

 
.Palavras chave
 

Perspectiva sociocultural, Practicum-práticas de avaliação, concorrências.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Jiménez, F. e Mauri, T. (2012). Prácticas de Evaluación utilizadas por el Tutor Universitario en el Practicum de la Formación de Maestros. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5(3), 212-234.
recuperado de: http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num3/art13.pdf

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player