2009 - Vol. 3 Num. 1  
           
 
Representações e atitudes do professorado frente à integração de Meninos/as com Necessidades Educativas Especiais ao sala de aula comum
 
           
  Ximena Damm Muñoz
     
  Resumo      
     
 

Os objetivos propostos no estudo foram descrever as representações e atitudes do professorado a respeito da integração escolar de meninos com Necessidades Educativas Especiais, e identificar as formas de relação que se estabelecem entre professores/as com meninos/as integrados no sala de aula comum. Para tal efeito se indagou em práticas pedagógicas de 4 professores de ensino básico. Metodologicamente, a investigação é de corte qualitativo cujo desenho é o estudo de casos. As conclusões dão conta de que os professores evidencian em suas práticas pedagógicas atitudes de indiferença, sobreprotección, baixas expectativas e aceitação. As representações do professorado sobre estes meninos dão conta de que ainda persiste a representação do modelo clínico rehabilitador como o mais adequado às necessidades de aprendizagem dos meninos.

 
     
  Palavras chave  
     
 

Representações docentes, atitudes, integração escolar.

 
     
  Texto Completo  
 
  Texto completo en HTML  
  Texto completo en PDF  
 
  Referência  
 
 
Damm, X. (2009). Representaciones y actitudes del profesorado frente a la integración de Niños/as con Necesidades Educativas Especiales al aula común. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 3(1), pp. 25-35.
http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol3-num1/art2.pdf. Acesso em (Data).