2009 - Vol. 3 Num. 2  
           
 
Explorando o interaprendizaje em realidades escolares de países interculturais
 
           
  Rossana Podestá
     
  Resumo      
     
 

Muitas foram as razões que me levaram a elaborar uma proposta de intervenção educativa para contextos interculturais, mas sobretudo una me conduziu a pensar na autoria infantil indígena. Como seriam as condutas dos meninos, suas reações se eles fossem os autores de suas próprias realidades? Que efeitos provocaria o ter a palavra e a voz para falar do território que os viu nascer? De que forma o fariam? Com que entrega e disciplina? Como reagiriam (cognitiva e humanamente) os meninos nahuas do centro de México frente a outros meninos de povos similares, mas também frente a meninos da cidade ao entrar em contato. Que diriam eles que nós não vemos sobre seus mundos desde ocidente? Abrir o mosaico de interlocutores era importante porque simularia o diverso e complexo contexto mexicano. Abordaríamos temas sociais e escolares neste intercâmbio dinâmico e real. Seus resultados abriram uma janela a quem trabalhamos em educação intercultural. 

 
     
  Palavras chave  
     
 

Educação intercultural, metodologias colaborativas, autoria infantil indígena, interaprendizaje, representações sociais.

 
     
  Texto Completo  
 
  Texto completo en HTML  
  Texto completo en PDF  
 
  Referência  
 
 
Podestá, R. (2009). Explorando el interaprendizaje en realidades escolares de países interculturales. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 3(2), pp. 201-217.
http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol3-num2/art12.pdf. Acesso em (Data).