2009 - Vol. 3 Num. 2  
           
 
Educar na diversidade cultural: aprendizagens desde a experiência inovadora em América Latina
 
           
  Carolina Hirmas
     
  Resumo      
     
 

Desde sua criação no ano 2001, a Rede INOVEMOS, coordenada pelo Escritório Regional de UNESCO, vem realizando um trabalho de identificação, registo e difusão de experiências educativas consideradas inovadoras em diversos âmbitos temáticos, as que foram objeto de investigação, avaliação e sistematização. O estudo comparado a mais de 50 experiências desenvolvidas em Latinoamérica relacionadas com o atendimento educativo à diversidade cultura e dois estudos de caso, permitem visualizar a estreita vinculação entre práticas pedagógicas transformadoras, a dinâmica mutuamente reforzadora da comunidade educativa e a comunidade local e a relevância do papel Estado como fiador, dinamizador e sostenedor de uma educação pública de qualidade. O aporte significativo das experiências referidas, reside no reconhecimento e valoração da diversidade cultural de seus estudantes, famílias e comunidades, como ponto de partida para o desenvolvimento de novas aprendizagens e afirmação de sua identidade. A sua vez, a vida nos centros educativos promove relações interculturais de respeito e fraternidade num contexto sociogeográfico local e subregional, caracterizado pela multiculturalidad.

 
     
  Palavras chave  
     
 

Educação intercultural bilingue, diversidade cultural, identidade cultural, pluralismo, inovação educativa, diversidade e equidade, desenvolvimento local e educação.

 
     
  Texto Completo  
 
  Texto completo en HTML  
  Texto completo en PDF  
 
  Referência  
 
 
Hirmas, C. (2009). Educar en la diversidad cultural: aprendizajes desde la experiencia innovadora en América Latina. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 3(2), pp. 91-108.
http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol3-num2/art6.pdf. Acesso em (Data).