Uma Direção Escolar para a Mudança:
da Liderança Transformacional à Liderança Distribuída

Resumo


A investigação e a experiência têm evidenciado que o comportamento e a atitude da pessoa que assume as funções de direção na escola são um elemento fundamental que determina a existência, a qualidade e o sucesso de processos de mudança na escola. Desta forma, é possível afirmar que se queremos mudar as escolas e, com isso, melhorar a educação, precisamos contar com pessoas que exerçam uma liderança desde o interior da escola que inicie, impulsione, facilite, gira e coordene o processo de transformação. Pessoas com uma preparação técnica adequada mas, sobretudo, com uma atitude e um compromisso com a escola, a educação e a sociedade capazes de pôr-se à frente do processo de mudança.

Este artigo faz uma revisão da investigação sobre direção para a mudança, partindo dos primeiros momentos da investigação e chegando à promisoria idéia da liderança distribuída. Com isso, procura-se pôr em primeiro termo do debate técnico e político a necessidade de redobrar os esforços por conseguir um modelo de direção que contribua a conseguir uma escola de qualidade para todos. 

Palavras chave


Direção escolar, eficácia escolar, liderança pedagógica, liderança diretiva, tendências educacionais.

Texto completo


Texto completo HTM

Texto completo PDF

Referência

Murillo, F.J. (2006). Una Dirección Escolar para el Cambio: del Liderazgo Transformacional al Liderazgo Distribuido. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(4e), pp. 11-24.
http://www.rinace.net/arts/vol4num4e/art2.pdf. Acesso em (Data).