El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player


A Avaliação do Impacto em Programas de Formação
 
Resumo
 

A avaliação de impacto resulta imprescindível se queremos conhecer os efeitos diretos ou indirectos gerados por uma intervenção formativa. Sua utilização é necessária e tenta superar o habitual costume de considerar a validez da formação sem tomar em consideração seu caráter instrumental nos processos de mudança e de transformação das organizações e da sociedade que lhes ampara.Recordamos, ao respecto, a relação que com a melhora das organizações têm aspectos como: a delimitação de disfunções, a auto-regulação de processos, a medição e gestão de resultados, a redução de perdas ou efeitos não desejados, a utilização eficiente de recursos ou o rápido tempo de resposta ante os problemas que se propõem; também a orientação para os resultados, a preocupação pela satisfação dos usuários ou a capacidade de inovar.A presente contribuição analisa a avaliação de impacto no marco da formação por e para as organizações, revisando aspectos conceituais, metodológicos e modelos de intervenção, para acabar resenhando algumas problemáticas e reptos que se lhe propõem. Afunda assim no sentido que deve ter a consideração dos efeitos que a realização de programas de formação consegue.

 
Palavras Chave
 

Avaliação de impacto, transferência da formação, efetividade da formação, programas de formação, melhora organizacional.

 
Texto Completo
 
Texto completo HTM
Texto completo PDF
 
Referência

Gairín, J. (2010). La Evaluación del Impacto en Programas de Formación. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (5), pp. 19-43.
http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol8num5/art1.pdf. Acesso em (Data).