El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2012 - Volumen 5, Número 2
 
     

Avaliação das Propriedades Psicométricas do Questionário de Avaliação Docente (DOCENTIA) para seu Uso numa Mostra Mexicana

 
Beatriz Acosta
.Resumo
 

A avaliação da atividade docente permitiu às instituições educativas reflexionar sobre o ensino, sua missão, seu afazer e, em general sobre a qualidade. As universidades devem selecionar aquelas fontes e métodos de recolha de informação, que estimem mais adequadas com base nos objetivos e envolvimentos da avaliação.Os questionários de opinião dirigidos aos estudantes são a única maneira para as universidades de dar resposta às políticas de avaliação da docência. A utilização do questionário se deve a que “o rendimento ou aprendizagem que consegue o aluno no curso é a variável que mais afeta a efetividade do maestro”.

O presente trabalho tem como propósito avaliar as propriedades psicométricas do questionário de avaliação docente DOCENTIA (ANECA, 2006) para seu uso numa mostra mexicana.

As análises realizadas mostraram valores do coeficiente alfa de 0.91 a 0.95. O estudo contribuiu evidências que põem em dúvida a estrutura teórica prevista no questionário. No entanto, os resultados apoiaram a equivalência dos coeficientes alfa de Cronbach, bem como das estruturas fatoriais. O critério de informação de Akaike permitiu apostar por uma estrutura unidimensional do instrumento. Futuros estudos seguirão contribuindo evidências sobre o constructo de avaliação docente.

 
.Palavras chave
 

Questionário de avaliação docente DOCENTIA, confiabilidad, equivalência, dimensionalidad.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Acosta, B . (2012). Evaluación de las Propiedades Psicométricas del Cuestionario de Evaluación Docente (DOCENTIA) para su Uso en una Muestra Mexicana. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5 (2), pp.181-197.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num2/art13.pdf. Consultado el (Fecha).

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player