El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player

       
.2012 - Volumen 5, Número 3
 
     

Utilização de Programas Computacionais e Materiais Digitais durante Processos de Avaliação da Aprendizagem: Percepção de Docentes e Discentes de Educação Superior

 
Katherina E. Gallardo
.Resumo
 

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que se realizou com o objetivo de compreender como se está vinculando o uso de tecnologia computacional e o uso de materiais digitais nos processos de avaliação da aprendizagem num contexto de educação superior, especificamente na matéria de contabilidade administrativa. Realizaram-se observações sobre processos de avaliação somática. Também se entrevistou docentes e estudantes para compreender sua percepção sobre os envolvimentos formativos que emanam da decisão de fazer uso das Cacoetes em processos de verificação da aprendizagem. Os achados permitiram o entendimento de diferentes fatores que convergem na decisão de utilizar ou não Cacoetes no processo de avaliação tais como: a concepção que tem o docente sobre o propósito e planejamento de um exame, a vinculação entre avaliação e aprendizagem, bem como a insegurança e desconfiança que gera a abertura à possibilidades de plágio, de falhas tecnológicas, além de cair no risco de propiciar um ambiente de iniqüidade ante o desafio que implica manipular com perícia ditas ferramentas; todos estes fatores provocam desaceleração na inserção das ferramentas tecnológicas em processos de verificação da aprendizagem.

 
.Palavras chave
 

Avaliação sumativa, programas computacionais, materiais digitais, educação superior.

 
.Texto Completo
 
Texto Completo em HTML
Texto Completo em PDF a
 
.Referência
 

Gallardo, K. E. (2012). Utilización de Programas Computacionales y Materiales Digitales durante Procesos de Evaluación del Aprendizaje: Percepción de Docentes y Discentes de Educación Superior. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 5(3), 146-160.
Recuperado de: http://www.rinace.net/riee/numeros/vol5-num3/art09.pdf

 
 

El contenido de esta página requiere una versión más reciente de Adobe Flash Player.

Obtener Adobe Flash Player