2009 - Vol. 3 Num. 2  
           
 
Conclusões e reflexões respecto da educação infantil oferecida a meninos e meninas dos povos originários de América latina
 
           
  Ofelia Reveco
     
  Resumo      
     
 

O seguinte artigo dá conta de um estudo realizado pelo BID respecto da qualidade das modalidades de atendimento às quais assistem os meninos/ as afro descendentes e pertencentes aos Povos Originários (Reveco, Ou; Cruz, A; Thompson, J. 2005). Dita investigação, através de um desenho cuanti-qualitativo, pretendeu responder a duas perguntas sobre a educação que a primeira infância estava recebendo; uma primeira referida ao acesso à Educação Infantil e, uma segunda respecto da qualidade de dita educação. A investigação se realizou durante o ano 2005 em três países: Colômbia, Equador e Peru; considerou trabalho com fontes documentários, com estatísticas oficiais e outras fontes de dito tipo, com trabalho empírico que contemplou visitas a diversas modalidades de Educação Infantil que estavam disponível para os meninos/ as dos dois grupos antes assinalados. Neste artigo se consignam as principais conclusões e a reflexão realizada a partir dos principais achados de dito estudo e só no que respecta à população de nossos Povos Originários. Em alguns casos, a informação apresentada corresponde a dados textuais do estudo e, em outros a variações sobre o texto original.

 
     
  Palavras chave  
     
 

Investigação, educação infantil, educação pré-escolar, educação intercultural bilingue, educação indígena.

 
     
  Texto Completo  
 
  Texto completo en HTML  
  Texto completo en PDF  
 
  Referência  
 
 
Reveco, O. (2009). Conclusiones y reflexiones respecto de la educación infantil ofrecida a niños y niñas de los pueblos originarios de América latina. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 3(2), pp. 143-164.
http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol3-num2/art9.pdf. Acesso em (Data).