2010 - Vol. 4 Num. 1  
           
 
Movimentos de renovação pedagógica e profissionalização docente
 
           
  Julio Rogero Anaya
     
  Resumo      
     
 

Os Movimentos de Renovação Pedagógica (MRP), grupos autônomos e autoorganizados de docentes de diversas etapas educativas, nascem para dar respostas às necessidades de formação permanente e trabalhar por um modelo de Escola pública que responda à urgência de fazer real o direito cidadão à educação de todos os seres humanos, numa sociedade que pretende privatizá-lo tudo e reduzir a educação a um elemento mais de consumo que terá quem o possa pagar como consumidor. Isso requer um profissional que se comprometa eticamente e politicamente com esse projeto e que reformule sua identidade profissional, subjetivamente magoada e desorientada num mundo que vive profundas transformações. Os MRP, em sua trajetória a mais de trinta anos, foram pensando e repensando coletivamente este tema desde os sujeitos que os habitam, docentes comprometidos na transformação da sociedade e da educação para seguir aprofundando os processos de humanização que a humanidade precisa para sair da barbárie em que se tenha e à que nos levou este sistema sócio-econômico radicalmente injusto.

 
     
  Palavras chave  
     
 

Renovação pedagógica, movimentos sociais, escola pública, profissionalidade docente, sujeito, compromisso, formação, prática docente.

 
     
  Texto Completo  
 
  Texto completo en HTML  
  Texto completo en PDF  
 
  Referência  
 
 
Rogero, J. (2010). Movimientos de renovación pedagógica y profesionalización docente. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 4(1), pp. 141-166.
http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol4-num1/art7.pdf. Acesso em (Data).