.2009 - Volumen 2, Número 1
 
       
       
   
A Experiência do Sistema Nacional de Avaliação do Processo Educativo, SNEPE,
em Paraguai. Aprendizagens e desafios
 
       
    Marta Lafuente  
     
    .Resumo  
       
   

Apresenta-se a experiência do desenvolvimento do Sistema Nacional de Avaliação do Processo Educativo. Inicia-se com uma breve descrição do perfil de Paraguai as mudanças políticas ocorridos desde a queda da ditadura de 35 anos. Expõe sobre as políticas a Reforma Educativa nos anos 90, descreve alguns indicadores do processo de expansão e cobertura.Relata a criação, o marco institucional do SNEPE seus objetivos, o desenho e alcance das avaliações aplicadas, os avanços do enfoque teórico e metodológico dos instrumentos, a cobertura, os níveis educativos e graus. Sustenta que Ministério de Educação e Cultura conseguiu desenhar e desenvolver um sistema de avaliação que acompanhou e detectado as fortalezas e debilidades da política educativa. Propõe que a credibilidade e confiança do SNEPE se devem principalmente à vontade política das autoridades, ao rigor técnico, o compromisso e a estabilidade da equipe, a participação em espaços internacionais e o apoio da cooperação internacional. Conclui com as aprendizagens da experiência e com proposições para o melhoramento. Defende a idéia que a efetividade e pertinência do SNEPE dependem de renovadas vontades, mais recursos e um perseverante processo de aprendizagem de novas capacidades.

 
       
    .Palavras chave  
       
   

Transição democrática, reforma educativa, sistema de avaliação da qualidade, situação educativa, aprendizagens e desafios

 
       
    .Texto Completo  
       
    Texto Completo em HTML  
    Texto Completo em PDF a  
       
    .Referência  
       
   

Lafuente, M. (2009). La Experiencia del Sistema Nacional de Evaluación del Proceso Educativo, SNEPE, en Paraguay. Aprendizajes y desafíos. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 2 (1), pp. 48-73.
http://www.rinace.net/riee/numeros/vol2-num1/art3.pdf. Acesso em (Data).

 
       
       
© RINACE (2003-2009) e-mail: rinace@uam.es